A SAP, em conjunto com o IFSP/CMP, selecionou 20 alunos de acordo com o seguinte perfil:

✔ Ser pessoa egressa do Sistema Prisional em um dos seguintes regimes: aberto; prisão domiciliar, inclusive com monitoração eletrônica; em livramento condicional; em liberdade definitiva, até um ano após cumprimento da sentença;

Ter formação mínima: Ensino fundamental II Incompleto;

Residir na Região Metropolitana de Campinas;

Declarar interesse e comprometimento com as atividades propostas no projeto.

Visando propiciar condições favoráveis a permanência do público no decorrer de todas as etapas do projeto, reduzindo as oportunidades de evasão, bem como contribuindo para o êxito dos resultados almejados, o Projeto proporcionará:

Bolsa auxílio para cada aluno participante. Essas bolsas serão aportadas pelo DEPEN. Esse procedimento já é normalmente realizado pelos Institutos para alunos em vulnerabilidade, isto é, esse já é um procedimento padrão da Rede Federal de Educação.

Acolhimento dos familiares dos alunos. Esse procedimento será realizado pela estrutura da SAP, já existente. Os profissionais da SAP realizarão reuniões com os alunos e darão encaminhamento as demandas sociais necessárias para os familiares, em especial os filhos menores;

Desenvolvimento de competências institucionais - essas competências passam pela formação dos formadores que incluem a aplicação de metodologias de ensino compatíveis, instrumentos e currículos modernos que viabilizem os processos de inclusão e permanência dos alunos no sistema educacional e no mundo do trabalho.

Método para seleção dos alunos que irão participar do programa;

Formação dos participantes do projeto - composta por uma equipe multidisciplinar em temas como inclusão e permanência;

Sensibilização das empresas para a importância de seu papel social em oferecer oportunidades aos alunos do programa;

Publicação de resultados e investigação participativa.