Campanhas deverão envolver comunidade acadêmica em diferentes temáticas

Identidade, pertencimento e cuidado. Esse é o tripé que deverá orientar as ações da Comissão para Práticas Sustentáveis, criada em outubro, no Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A comissão tem como objetivo a proposição de campanhas que envolvam toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes), assim como instituições parceiras e a sociedade, para a valorização e proteção das estruturas compartilhadas pelo câmpus. 

A ideia é propor reflexões sobre temas que abrangem a identidade do câmpus, o sentido de pertencimento, convivência, relações em comunidade, responsabilidades e o cuidado com o bem público. 

Diferente das demais unidades do IFSP, o Câmpus Campinas é uma parceria entre o MEC e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Unidade faz parte de um novo e promissor arranjo: o Complexo Tecnológico e Educacional (CTE), que visa fomentar e impulsionar processos de inovação e formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento social e econômico. O Câmpus está localizado no Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer", o que possibilita integração com setores acadêmicos, de pesquisa e desenvolvimento e de produção industrial, visando à oferta de bens e serviços à sociedade.

Quem ama, cuida!

Com o apoio da comissão, as campanhas deverão ser construídas pela própria comunidade, que poderá indicar temas para reflexão. O objetivo é propor um novo olhar para o câmpus, em que seja valorizada a identidade, o pertencimento e o cuidado. Para isso, as campanhas deverão incluir o compartilhamento de informações sobre os desafios ambientais e orçamentários, inspirando práticas para a preservação dos ambientes de trabalho e estudo, além de ideias para uma convivência harmônica e solidária. 

Primeiro desafio

Para dar início às atividades, a Comissão para Práticas Sustentáveis propõe um concurso para definir o slogan que marcará a identidade do Câmpus Campinas, com o uso precedente de uma hashtag (#). Assim, todas as campanhas, mesmo que abordem temáticas distintas, terão uma marca própria, além de permitir o acompanhamento das publicações e acessos em aplicativos e redes sociais.

Encaminhe sua ideia para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 29 de novembro, com uma breve explicação que motivou o slogan*. As sugestões serão avaliadas pela Comissão, segundo o critério de pertinência à proposta do grupo. O slogan escolhido será apresentado no dia 6 de dezembro, em reunião com toda a comunidade acadêmica. 

*Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço, instituição ou pessoa.