A partir desta terça-feira (14/11), a Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de São Paulo (CPA) dará início à pesquisa anual com a comunidade acadêmica para a Autoavaliação Institucional. O objetivo é ouvir os diferentes segmentos (professores, técnicos e estudantes), no intuito de conhecer a percepção sobre os processos da instituição, buscando resultados que possam auxiliar no planejamento estratégico. O prazo para preenchimento do questionário vai até o dia 8 de dezembro.

A participação de todos é de extrema importância e representa o primeiro passo para garantir o processo democrático, estabelecendo-se um sistema de responsabilidade mútua em que a comunidade poderá expressar sua opinião e colaborar na construção conjunta de uma avaliação.

O questionário deverá ser respondido por todos os servidores docentes, técnicos-administrativos e alunos dos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Eletrônica Industrial. Todos receberão uma senha da CPA e serão orientados para a realização online da avaliação.

A CPA é um órgão autônomo responsável pelo processo de avaliação institucional permanente. É composta por representantes externos (sociedade civil) e internos (professores, alunos e servidores técnico-administrativos do IFSP).

O processo de avaliação analisa o Câmpus como um todo, por meio de cinco eixos, conforme a Portaria Nº 92, de 31 de janeiro de 2014: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

O relatório final subsidia o planejamento administrativo-pedagógico do Câmpus e é usado pelo Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) no recredenciamento institucional e no reconhecimento/renovação dos cursos superiores, dentre outros.