A 1ª Jornada do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizada entre os dias 6 e 9, no Câmpus Cubatão foi um sucesso de público e de programação. Pela primeira vez, IFSP reuniu seus três maiores congressos: o Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (Conept), o Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura (Conemac) e o Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (Conict).

Foram oito meses de preparação e a participação de estudantes e servidores dos 36 câmpus do IFSP. Ao todo, foram 44 horas de atividades em três dias, mais de mil trabalhos submetidos e 825 trabalhos apresentados por estudantes de diversas universidades, a participação de mais de 200 alunos da rede pública municipal de Cubatão, 45 operações de logística realizadas pelos estudantes de Turismo do câmpus anfitrião e, ao final, 7.635 certificados emitidos aos participantes.

Além disso, foram realizadas dezenas de rodas de conversa, mostras de arte e cultura, torneios, oficinas, exibições, palestras, conferências, mesas-redondas, atividades formativas e minicursos, entre outras atividades. Os temas variaram de apresentação de Maracatu e torneio de Robótica a discussões atuais como a reforma do Ensino Médio. Os visitantes também curtiram apresentações musicais e uma feira sustentável. Não faltaram profissionais renomados para garantir a excelência da programação.

O Câmpus Campinas esteve presente no evento, com a participação de professores e estudantes. O professor Edson Duarte estava acompanhando um grupo de 10 estudantes, orientados dos projetos selecionados para apresentação no Conict.  Houve também a exposição Retratos Paisagísticos do Câmpus Campinas, organizada pela professora Andrezza Moretti, com obras dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

A equipe do Grupo de Pesquisa Reedifica (Repensar a Educação no IFSP para Inclusão e Compartilhamento na Aprendizagem) também teve uma participação no III CONEPT, com a apresentação do projeto de Extensão "Proposta de adequação do curso de TADS segundo a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL – sigla na Língua Inglesa – Project/Problem Based Learning)", contemplado no Edital PRE 80/2017. O projeto foi apresentado pela professora Cecília Pereira de Andrade (vice-coordenadora do projeto) e pelos bolsistas André Jonas da Silva e Evelyn Fernandes.

Organização

A presidente da comissão organizadora central da 1ª Jornada do IFSP, Fernanda Sorrentino Atanes, destaca a importância da reunião dos três congressos do IFSP, a articulação de diferentes setores e câmpus do IFSP e a interação dos estudantes de diferentes regiões e áreas. "A socialização dos alunos é um dos objetivos do evento. Outro objetivo é a devolutiva para a sociedade do que fazemos no IFSP. Paralelamente, os servidores dos diferentes câmpus conhecem o que está sendo feito nos outros câmpus e acabam por trocar experiências e alcançar soluções para problemas no seu trabalho", avalia.

O IFSP deve divulgar, ainda neste ano, quando, onde e como será realizada a próxima jornada.

Veja tudo o que rolou no evento:

site da Jornada

fanpage da Jornada no Facebook