As universidades e institutos federais têm o desafio de repensarem o seu papel diante da sociedade, como instituições que abrigam a multiplicidade de valores e de opiniões e que enfatizam o caráter universal do conhecimento. Nesse sentido, a mobilidade e a troca de conhecimentos transculturais de estudantes, professores, pesquisadores e de gestores podem resultar em avanço tecnológico, cultural e social.

Valorizar a diversidade é a proposta do Câmpus Campinas do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a realização de eventos denominados “Diálogos em Internacionalização”. A primeira edição será no dia 5 de outubro, próxima quinta-feira, às 14 horas, com a ‘Tarde Croata’.     

O evento contará com a apresentação do pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Milan Puh, que tem entre suas linhas de pesquisa as políticas linguísticas e educação, enfocando as comunidades eslavas tanto no Brasil como no exterior, bem como outras comunidades de imigração. Depois de duas graduações (Antropologia e Língua e Literatura Portuguesa) e um mestrado (Linguística) na Croácia, Milan Puh veio para o Brasil e cursou mais um mestrado e doutorado na USP, sob a orientação do professor Valdir Heitor Barzotto, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  

Entre os temas que serão abordados, Milan Puh deverá apresentar aspectos da cultura croata, colocando em debate a história da constituição do ensino técnico-profissionalizante no país por meio da experiência da sua mãe, que foi uma das primeiras pessoas a se formar em Ciências de Computação no começo dos anos 1970. O pesquisador deverá compartilhar as experiências pessoais e os resultados de estudos sobre as razões que impulsionaram residentes na Croácia a saírem do país rumo a uma nova terra, como se deu a acolhida e outros aspectos da presença desses imigrantes no Brasil. Milan Puh virá acompanhado da mãe e uma colega, ativista na sociedade croata. 

Em seguida, haverá uma degustação de comidas típicas e a apresentação do roteiro afetivo que é realizado na cidade de São Paulo, que pressupõe um trabalho de cartografia, história e interlocução com as novas mídias. 

O evento é uma ação da Coordenadoria de Extensão e é resultado da visita do professor Valdir Barzotto (FE-USP) em nosso câmpus, em agosto deste ano.

Inscrições disponíveis pelo link: www.tardecroata.clivre.com.br