OpenCon Campinas

ISSN 2526-4826


Apresentação

A OpenCon Campinas busca reunir estudantes e profissionais acadêmicos no início de carreira de todas as partes do mundo, constituindo um poderoso instrumento para todos os interessados nas iniciativas Open, em especial:

  • Acesso Aberto: é a disponibilização on-line de artigos de pesquisa com acesso livre e imediato, juntamente com seus direitos de utilização;
  • Dados Abertos: são dados de pesquisa que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa, sujeitos no máximo à exigência de compartilhar da mesma forma;
  • Educação Aberta: incentiva políticas e práticas que promovem a criação e utilização de recursos educacionais abertos - materiais acadêmicos que todos podem usar, adaptar e compartilhar livremente.

Expediente

Corpo editorial

  • Prof. Alencar de Melo Júnior
  • Profa. Regina Marin
  • Prof. Draylson
  • Rosangela da Silva Gomes

Periodicidade da publicação

  • Anual

Idiomas aceitos

  • Português ou Inglês

Autor corporativo

  • Nome: Prof. Andreiwid Sheffer Corrêa
  • Instituição responsável: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Câmpus Campinas
  • Endereço: Av. Comendador Aladino Selmi, s/no. - Bairro Amarais - Prédio 4 do CTI Renato Archer - Campinas, SP - CEP 13069-901 - Fone: (19) 3746-6128

Edição Atual - Posters Aceitos

Volume 2, 2017 - Clique aqui para abrir a lista de posters aceitos
  1. Aplicativo android geolocalizador para deficientes visuais
  2. Previsao de Nivel de Bacia Hidrologica Utilizando Redes Neurais
  3. Machine Learning Aplicado a Previsao de Resposta a Medicamentos em Pacientes com Epilepsia
  4. Desenvolvimento de uma ferramenta online para avaliacao dos ambientes do campus Campinas
  5. Ensino de Programacao Orientada a Objetos com a utilizacao do PraticaOO
  6. As origens da educacao inclusva, democratica e emancipadora
  7. Playlist Automatic
  8. Padroes de publicacao cientifica em acesso aberto por area de conhecimento mapeamento da disponibilidade da producao de pesquisadores da comunidade UFSCar
  9. B WAY
  10. A inclusao de TICs como forma de auxiliar e despertar o interesse na disciplina de Lingua Portuguesa
  11. Teacher Star
  12. Processo de Analise de Rede Social Aplicada a Analise de Churning
  13. Resgata Bichos Sistema Web
  14. Proposta de Estruturacao Curricular do Curso TADS Segundo a Metodologia PBL
  15. Formacao de Gestores e Tecnologias Aplicadas a Educacao Uma Experiencia
  16. Coaching em tecnicas para solucao de problemas de maratona de programacao
  17. Aplicacao de Avaliacao Digital Utilizando Google
  18. Associacao entre exposicao aos poluentes atmosfericos e as internacoes por doencas respiratorias de criancas e idosos em municipio paulista produtor de cana de acucar
  19. Analise da plataforma HDFS como servico de armazenamento de alta disponibilidade
  20. Transformacoes lineares em elipses e circunferencias
  21. Estudo Comparativo de Tecnicas de Segmentacao Automatica de Imagens Medicas por Modelos de Forma
  22. Uma analise sobre a utilizacao de software público na Administracao Publica Federal
  23. Projeto Estrela Livre
  24. Plataforma de Criacao de Jogos Eletronicos Educativos
  25. Cardapio Eletronico
  26. Prototipos do aplicativo Agrocomunicacao
  27. Mineracao Textual como ferramenta para identificar o entendimento sobre Direito Autoral dos usuarios do Twitter
  28. Acoes para promocao dos cursos do IFSP Campinas nas comunidades da cidade e da regiao metropolitana de Campinas
  29. Sistema embarcado automotivo Diagnostico via interface serial
  30. Aplicativo movel para insercao da terceira idade no mundo tecnologico
  31. Interacao entre a Disciplina de Lingua Portuguesa e a Tecnologia Classroom em Acao
  32. Previsao de Nivel de Bacia Hidrologica usando LightGBM e eXtreme Gradient Boosting
  33. Analise de Series Temporais a partir de um BD NoSQL
  34. Metodo de acesso automatizado para analise de transparencia pública em websites municipais em relacao a principios de dados abertos governamentais
  35. Ensino de Matematica Assistido por Tecnologia Informacao e Software Livre
  36. Sistema para mapeamento e acompanhamento de ocorrencias em condominios horizontais

Material das palestras



Programação do evento



Emissão e validação dos certificados de participação



Fotos



Premiações

Medalhas para ilustrar as colocações da premiação

1º lugar: Método de acesso automatizado para análise de transparência pública em websites municipais em relação a princípios de dados abertos governamentais

Autores: Raul Mendes de Souza; Andreiwid Sheffer Corrêa (orientador)

2º lugar: Irrigador automático sustentável para produções agroecológicas

Autores: Chrystian Daniel Eleutério; Leandro Messias Alves; Ruan de Paiva Leopoldo; Celso Coslop Barbante

3º lugar: Padrões de publicação científica em acesso aberto por área de conhecimento: mapeamento da disponibilidade da produção de pesquisadores da comunidade UFSCar

Autores: Maria Laura Cangiani e Ariadne Chloe Mary Furnival


Edição Anterior do Evento 2016

Volume 1, 2016 - Clique aqui para abrir a lista de posters aceitos

Programação do evento



Emissão e validação dos certificados de participação



Fotos



Premiações

Medalhas para ilustrar as colocações da premiação

1º lugar: Promessômetro - Auditoria Cidadã e Avaliação de Sustentabilidade da Gestão Municipal

Autores: Brenno Silva; Daniel Macedo; Vinícius Rossi; Andreiwid Corrêa (orientador)

2º lugar: Percepções da inserção do projeto de robótica no processo de ensino-aprendizagem da rede municipal de ensino de Caraguatatuba

Autores: Bruno Reis; Ester Bittencourt de Carvalho Pinto; Hercules Pantojo; Ester Bittencourt de Carvalho Pinto; Rubia Costa; Denis Volva Lavinas de Souza; Ernesto dos Santos Neto; Ludervan Sanches Casemiro; Victor Ulisses Pugliese; Wlamir do Nascimento Martins; Marta Regina de Oliveira Braz (orientadora)

3º lugar: Célula Braille

Autores: Giovanni Fonseca; José Maurício; Leonardo Vieira; Thales Pomari; Joice Mendes (orientadora)

Contato

Nome E-mail
Prof. Andreiwid Sheffer Corrêa andreiwid@ifsp.edu.br